Como evitar o plágio

Plágio é uma forma de fraude. A sua prevenção é, portanto, extremamente importante. Assim que começar a escrever seu trabalho acadêmico, você deve trabalhar com cuidado para evitar o plágio. Anote de imediato todas as fontes que você usou, cite e parafraseie na forma correta e cumpra as regras do estilo de referência que deve usar.

Siga 3 passos para evitar o plágio

Na verdade é bem simples. Você evita o plágio quando segue os três passos abaixo sempre que usar uma fonte:

  1. Salve diretamente a fonte.
  2. Cite e parafraseie de forma correta.
  3. Aplique a fonte de referência seguindo o estilo de referência que você deve usar.

1. Salve a fonte

Em um trabalho acadêmico, você usa muitas fontes. Para manter uma visão geral, é importante salvar as fontes que utiliza. Assim, você pode sempre encontrar o texto original novamente e não vai esquecer do fato de que utilizou uma fonte ou perder alguma. Para gerir as fontes, você pode usar um software como EndNote, Mendeley, CiteULike, RefBase e Papers.

Dica prática

Você também pode escolher salvar os arquivos em PDF e Word no seu computador. Seria sensato dar um nome claro para todos os documentos. Por exemplo, use o nome do autor e o ano de publicação. Mais tarde você irá precisar dessa informação para referenciar a fonte.

Quando tiver consultado muitas fontes na internet, é útil adicionar essas páginas aos seus favoritos (faça marcadores). Você pode fazer uma pasta separada para adicionar todas as páginas.

2. Citando ou parafraseando

Depois de ter decidido usar uma fonte, você tem duas opções. Você pode citar ou parafrasear o texto original. As normas para citar e parafrasear são independentes do estilo de referência que usar, e elas dizem respeito a como você lida com as fontes no seu trabalho acadêmico. Portanto, isso ainda não tem nada a ver com a lista de referências.

Dicas práticas

Para fazer uma distinção clara entre as suas ideias e as ideias que vêm das suas fontes, você pode destacar os trechos que apresentam ideias que não são suas. Assim, é possível ter uma visão geral de quais trechos são seus e quais não são. Para as fontes que utiliza com frequência, uma dica é usar cores diferentes. Ao fazer isso, você pode ver imediatamente onde quais fontes estão no seu texto.

Ou, faça uma nota enquanto escreve seu trabalho usando um comentário no Word, de onde você obteve sua fonte e se precisa reformular ou parafrasear o fragmento. Remova o comentário apenas quando a fonte estiver escrita nas suas próprias palavras e quando a tiver adicionado nas referências.

3. Referenciando a fonte

Sempre que usar a ideia de outra pessoa, deve incluir uma referência à fonte. A forma em que deve escrever a referência à fonte depende do estilo de referência que você deve usar. Seu programa educacional indica sempre claramente qual o estilo de referência que você precisa usar ou identifica algumas opções aceitáveis, a partir das quais você deve escolher. Assim que escolher um estilo de referência, você tem que usar este estilo por todo o texto.

Dica prática

Faça uma referência à fonte imediatamente para qualquer informação importante; assim você nunca irá esquecer qual informação é de qual fonte. Ainda não é importante formatar a referência exatamente segundo às normas do estilo de referência. Isso você pode fazer apenas durante a fase final da composição do seu trabalho acadêmico. Depois, você pode coletar rapidamente as fontes e, com a opção de copiar e colar, reuni-las todas em uma lista de referências.

Finalizando seu trabalho acadêmico

Passo 1: Escreva todas as fontes corretamente de acordo com o estilo de referência

Agora que você está quase terminando, é importante escrever as referências à fonte de acordo com as normas do estilo de referência. Para o Estilo ABNT ou APA, você pode usar o nosso Gerador ABNT/APA do Scribbr gratuitamente. Esse gerador permite que você gere todas as suas fontes nos Estilos ABNT e APA de forma rápida e fácil.

Diretamente para o Gerador ABNT/APA

Passo 2: Verifique se há traços de plágio no seu trabalho acadêmico com o Detector de Plágio do Scribbr

Não importa o cuidado que tiver ao fazer o trabalho, você tem sempre a possibilidade de acidentalmente cometer plágio em algum ponto do seu trabalho. Use o Detector de Plágio do Scribbr para verificar se há traços de plágio no seu trabalho acadêmico com a base de dados oficial Ephorus.

Verifique se há traços de plágio no seu documento

Dicas finais

Quando estiver em dúvida, refira sempre a fonte

Se estiver em dúvida se você deveria referir uma fonte, escolha sempre referi-la. Fontes nunca são demais, e uma boa lista de referências normalmente reforça seu texto. Por exemplo, quando você chega a uma certa conclusão no seu trabalho acadêmico, é bom nomear quais fontes você usou para conseguir aquela conclusão.

Terminando seu trabalho acadêmico

Quando outras pessoas tiverem contribuído para o seu trabalho conduzindo experimentos ou escrevendo um inquérito, você deve mencionar isso na sua obra. Essa menção pode ser feita no prefácio, por exemplo. Se um trabalho acadêmico foi escrito por várias pessoas, deve-se declarar quais partes foram escritas por quem.

Esse artigo é construtivo?
Bas Swaen

Bas é o co-fundador do Scribbr. Ele adora ensinar e é um escritor experiente de trabalhos acadêmicos. Ele tenta ajudar os estudantes escrevendo artigos sobre temas difíceis de forma clara e de fácil compreensão.

Nenhum comentário ainda.

Deixe uma resposta