Guia do Detector de Plágio do Scribbr

O detector de plágio começa a funcionar assim que você completar o pagamento. O Detector de Plágio do Scribbr compara o conteúdo do seu documento com bilhões de fontes do banco de dados Ephorus. Assim que o texto de uma fonte coincidir com o texto no seu documento, a fonte será anotada e a passagem relevante será marcada em seu documento.

Resultados do detector de plágio

Índice de Originalidade

1. O Índice de Originalidade

O Índice de Originalidade é o número que mostra qual a percentagem do seu documento que é original. A regra é que quanto maior essa percentagem, mais original é o seu texto.

Quando partes do seu texto não são originais, essa percentagem cai. No entanto, isso não significa automaticamente que você cometeu plágio. Você ter plagiado ou não depende de como você citou e parafraseou as fontes e se você usou o estilo de referência correto.

2. Lista de fontes correspondentes

Esta lista mostra quais fontes o Detector de Plágio do Scribbr encontrou. Você pode ver imediatamente a fonte clicando no link. O número de palavras mostra quantas palavras foram encontradas no texto original. Quanto mais palavras corresponderem com o texto original, maior é a parte do seu texto que é semelhante à fonte.

3. O documento

Cada semelhança encontrada será marcada em laranja. A seção em azul mostra exatamente como é o texto original. Ao clicar no link abaixo do fragmento laranja, você vai diretamente para o texto original.

Trabalhando com os resultados

Para cada semelhança encontrada você tem que decidir se cometeu plágio, e ainda se deveria alterar o texto. Você pode usar o procedimento para fazer isso.

1. 2. 3. 4.

Passo 1: Olhe para a parte marcada do texto

O primeiro passo é olhar para as semelhanças que foram encontradas no seu documento. Frases semelhantes foram marcadas em laranja. Em seguida, você precisa decidir se as frases são citações ou paráfrases.

Passo 2: É uma paráfrase?

Quando você parafraseia, você escreve informações do texto original com as suas próprias palavras. Se o Detector de Plágio do Scribbr mostrar semelhanças, você provavelmente não parafraseou corretamente. Se for este o caso, você deve melhorar a forma como parafraseia.

Passo 2: É uma citação?

Uma citação é uma parte de um texto que você literalmente copiou de um texto-fonte. Uma citação com menos de 40 palavras deve estar sempre entre “aspas”. Uma citação de 40 palavras ou mais tem que estar em um bloco separado.

Passo 3: Melhore a paráfrase

Melhore sua paráfrase usando mais palavras de sua autoria, e escolha sinônimos também.

Passo 3: Melhore a citação

Você pode literalmente copiar uma parte de um texto se colocá-la entre aspas. Desta forma, isso não será considerado plágio. Coloque as citações entre aspas, caso ainda não tenha feito isso.

Passo 4: Você usou o estilo de referência correto?

Para cada citação e paráfrase, você é obrigado a referir a fonte que usou. Cite a fonte no estilo de referência correto.

Sem garantias

Um Índice de Originalidade alto não é garantia de que seu trabalho acadêmico não contém conteúdo plagiado. É apenas um indicador que você pode usar para evitar o plágio não intencional. Pode sempre acontecer que certas fontes não tenham sido encontradas pelo Detector de Plágio do Scribbr. Você é sempre a única pessoa responsável por evitar o plágio no seu trabalho.